Disciplina Teorias, Métodos e Investigações em Didática. ofertada em rede para interessados em discutir o tema.

O objetivo desta disciplina é estudar os principais conceitos, teorias e métodos de pesquisa em Didática das ciências. Os tópicos que serão propostos são específicos para este propósito. Os trabalhos neste componente estarão centrados no desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e capacidades na área da Didática para Educação Básica e para o Ensino Superior. Primeiro propõe-se a construção de um cenário da Didática da Matemática, a partir da análise de seus campos de investigação, de sua articulação com outras ciências e das principais referências de pesquisas internacionais e nacionais. Nesse quadro amplo, a disciplina situará os fundamentos da Teoria das Situações Didáticas, da Transposição e Antropologia da Didática e dos Campos Conceituais, tendo como ferramentas teóricas os registros de representação semiótica, dialética ferramenta-objeto e noção de quadro, além da gênese instrumental, abordagem documental, na perspectiva de integrar as tecnologias nas aulas das variadas ciências. Enquanto abordagem metodológica, propõe-se analisar quais ferramentas e métodos são adequados de acordo com o objeto de investigação e o quadro teórico adotado, visando mitigar os problemas didáticos identificados na educação básica, destacando dois instrumentos de produção de dados: observação de classe e a entrevista de autoconfrontação simples.

Em caso de dúvidas ou informações, entrar em contato com Domingos Arcanjo, Herminio Borges, Luiz Márcio, Paulo Henrique.

Estamos à disposição!