Disciplina Teorias, Métodos e Investigações em Didática. ofertada em rede para interessados em discutir o tema.
O objetivo desta
disciplina é estudar os principais conceitos, teorias e métodos de pesquisa em
Didática das ciências. Os tópicos que serão propostos são específicos para este
propósito. Os trabalhos neste componente estarão centrados no desenvolvimento e
aprofundamento de conhecimentos e capacidades na área da Didática para Educação
Básica e para o Ensino Superior. Primeiro propõe-se a construção de um cenário
da Didática da Matemática, a partir da análise de seus campos de investigação,
de sua articulação com outras ciências e das principais referências de
pesquisas internacionais e nacionais. Nesse quadro amplo, a disciplina situará
os fundamentos da Teoria das Situações Didáticas, da Transposição e
Antropologia da Didática e dos Campos Conceituais, tendo como ferramentas
teóricas os registros de representação semiótica, dialética ferramenta-objeto e
noção de quadro, além da gênese instrumental, abordagem documental, na
perspectiva de integrar as tecnologias nas aulas das variadas ciências.
Enquanto abordagem metodológica, propõe-se analisar quais ferramentas e métodos
são adequados de acordo com o objeto de investigação e o quadro teórico
adotado, visando mitigar os problemas didáticos identificados na educação
básica, destacando dois instrumentos de produção de dados: observação de classe
e a entrevista de autoconfrontação simples.
Em caso de dúvidas ou informações, entrar em contato com Domingos Arcanjo, Herminio Borges, Luiz Márcio, Paulo Henrique.
Estamos à disposição!